Vinheta Grito Rock - Minas 2010

Grito Rock América do Sul – Patos de Minas - Programação



Cadê vocês?

Foram oferecidas 3 vagas para bandas locais. Só tivemos 4 inscrições das bandas de Patos de Minas. Sabemos que aqui em Patos de Minas existem mais de 20 bandas de som autoral, de diferentes estilos, e quando saí o resultado de um Festival como este, que acontece em mais de 80 cidades de todo o Brasil e alguns países da América Latina, estas ainda tem coragem de usar a provinciana e costumeira palavra "panelinha". E ainda mais depois da implementação do Fórum de Cultura de Patos de Minas, constar apenas alguns mirrados gatos pingados representantes das bandas locais, Fórum este que seria de total interesse dos artistas locais.
"Panela" sim, mas de gente que quer realmente trabalhar e contribuir, e não ficar do lado de fora falando mal dos outros, pondo defeito, e bancando de artista.

Dia 06 de fevereiro (sábado) às 14h na Praça do Fórum.

Programação:

Fonte: http://coletivopeleja.blogspot.com/2010/01/grito-rock-america-do-sul-patos-de.html

    Assine o Páginas Vazias Zine


    Reunião entre grupos promotores da cultura independente é realizada para dinamizar as atividades culturais em Patos de Minas

    Escrito pela: Renata Estevam Brito – Centro Cultural Ruy Barbosa e Arrepio Produções

    No último domingo, dia 17/01/10, na sede do Centro Cultural Ruy Barbosa (CCRB), ocorreu uma reunião de coletivos promotores da cultura independente de Patos de Minas. Participaram membros do CCRB, Arrepio Produções, Coletivo Peleja, e músicos de diversas bandas alternativas da cidade, como Hammerthrash, VandaLuz, Viagem a Falo.


    Adriano (Hammerthrash), Vane Pimentel (Vandaluz e Coletivo Peleja), Daniel Caixeta (Arrepio Produções e Mensageiro dos Ventos), Marquim (Viagem a Falo e Coletivo Peleja)

    Em pauta estava a elaboração de um calendário anual de eventos independentes para o ano de 2010 e a união entre os diversos grupos culturais a fim de melhorar as atividades na cidade.

    Foi discutido sobre os caminhos que os grupos independentes, tanto de artistas quanto de promotores, têm trilhado e como a união e ampliação dos contatos inter-pessoais podem abrir portas para melhorar a produção e circulação dos produtos culturais.


    Luan Magalhães (Arrepio Produções e Red Tapes), Romanni Ayoros (Jukebox Underground), Gabi Andrade (Jukebox Underground) e Caio Machado (Jukebox Underground e Blake)


    Após debater sobre o cenário independente patense e como melhorar a qualidade da cultura, os participantes elaboraram o calendário que deve ser seguido pelo público underground 2010. As atividades tiveram início com o evento Toxic Zone Metal Fest realizado na FUCAP no ultimo dia 09.

    Atividades confirmadas:
    • Janeiro
    Dia 23/01 – Implementação do Fórum Cultural de Patos de Minas
    Local: Auditório do HZ Hotel as 15:00 horas.

    Dia 24/01 –
    Cine Debate Arbom-Livre às 18h - Teatro Municipal
    Filme: “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá” – Uma Proposta Libertária para estes Dias Tumultuados
    Diretor: Sílvio Tendler
    Ano: 2006
    Promoção: Coletivo Peleja
    • Fevereiro
    Dia 06/02 – Grito Rock na praça do Fórum
    Promoção: Coletivo Peleja através do Circuito Fora do Eixo
    • Maio
    Dia 04/05 – Kamikaze na FUCAP – evento com bandas locais
    Promoção: Arrepio Produções
    • Julho
    De 15 a 18/07 - II Chama Cultural
    Promoção: Centro Cultural Ruy Barbosa
    • Setembro
    04 e 05/09 – III Festival Marreco de Musica Independente
    Promoção: Coletivo Peleja
    • Outubro
    Dia 10/10 – Rock de Garagem
    Promoção: Arrepio Produções

    Além das atividades confirmadas diversos eventos sem data fixada estão previsto para 2010, como o lançamento do EP da banda Viagem a Falo, em fevereiro. Além disso, o Coletivo Peleja executará vídeos-debates a cada dois meses no Teatro Municipal e, o grupo Nova Aliança Hard Core Crew promoverá, no segundo semestre, um encontro de bandas independentes de som pesado. Muito esperada é a apresentação da banda metaleira brasiliense Violator, que será promovida pelos promotores Ítalo Lima e Alexandre, também no segundo semestre. Será verificada a possibilidade de realizar um dia cultural ao ar livre durante a Fenamillho, para entretenimento daqueles que não se enquadram nas atividades culturais de massa.



    Alan Delay (Vandaluz e Coletivo Peleja), Renata Estevam (CCRB e Arrepio Produções), Adriano (Hammerthrash) e Vane Pimentel (Vandaluz e Coletivo Peleja)


    Para Ciro Nunes, representante do Coletivo Peleja, é de suma importância que o artista se interesse pela produção cultural, pois somente fazendo contados e indo em busca de divulgação é que o artista independente consegue sustentabilidade para seu trabalho. O Coletivo Peleja de Patos de Minas é um grupo de artistas, de ambientalistas e sociólogos de Patos de Minas, divididos em setores específicos, que atuam na área cultural e sócio-ambiental, promovendo desde 2008, ações dentro do âmbito das artes integradas, com dedicação e seriedade na produção e execução de seus trabalhos. O Peleja é vinculado ao movimento nacional "Circuito Fora do Eixo", rede de trabalhos que estimula a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos.

    Segundo Rômulo Carlos, (que é membro do CCRB e presidente do grupo Arrepio Produções) “ampliar a rede de contatos é papel dos diversos coletivos que se organizam na cidade. Neste sentido a Arrepio Produções dispõe do site www.arrepioproducoes.com.br para divulgação das atividades culturais e bandas de patos de Minas e região. Esta reunião serve para melhorar a comunicação entre estes grupos e, a partir dela vamos criar as atividades culturais direcionadas ao público alternativo. Atividades estas que facilitam a divulgação da arte e estimulam o artista independente”.


    Maira Miller (Coletivo Peleja), Ciro Nunes (Coletivo Peleja e Vandaluz) e Romulo Carlos (Arrepio Produções e CCRB)

    Para Renata E. Brito, CCRB, este público é co-produtor das atividades culturais, uma vez que o cenário alternativo é constituído de pessoas que se engajam na produção da cultura e, sendo assim estreitar os laços entre os promotores de evento acaba por aumentar o público nos espetáculos.

    Os idealizadores do encontro Rômulo Carlos e Daniel Caixeta, da Arrepio Produções, se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião. Foi o marco inicial de um novo cenário cultural em Patos de Minas, constituído por diversos grupos engajados no fazer cultural e, totalmente independente da indústria do entretenimento comercial.

    Fórum Cultural de Patos de Minas



    Apresentação:

    A Associação Peleja, propõe para a cidade de Patos de Minas a implementação de um Fórum Cultural para a mobilização de um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências, reflexões, diálogos e debates; buscando construir alternativas para as políticas culturais do município, envolvendo a sociedade local, associações culturais, artistas, gestores e produtores culturais e outras instâncias do governo municipal.
    Seu fundamento é o direito da sociedade na participação, reestruturação e na implementação de ações culturais, bem como a fomentação de um circuito cultural para a cidade de Patos de Minas, entendida de forma ampla, respeitando à diversidade cultural.

    P R O G R A M A Ç Ã O:


    DATA: 23/01/2010 LOCAL: Auditório do Hotel HZ HORÁRIO: 15h00min.

    14h30 - Credenciamento.
    15h15 - Apresentação artística.
    15h30 - Formação da mesa e falas.
    16h00 - Apresentação da Associação Peleja .
    16h20 - Leitura do relatório da Conferência Municipal de Cultura .
    16h40 - Palestra sobre o Circuito Fora do Eixo e Implementação do Fórum Cultural por: Talles Lopes ( Uberlândia ) e por Pablo Capilé ( Cuiabá ).
    17h30 - Café.
    17h45 - Apresentação do que é o Conselho Municipal de Cultura
    18h20 - Apresentação do Fundo Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
    19h00 - Abertura para Debate final e Propostas.
    19h40 - Encaminhamento para o próximo encontro do Fórum.
    21h00 - Encerramento.

    E AINDA:

    Cine Debate Arbom-Livre - 24 de Janeiro 2010 às 18h - Teatro Municipal

    Filme: “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá” – Uma Proposta Libertária para estes Dias Tumultuados
    Diretor: Sílvio Tendler
    Ano: 2006

    Imperdível!!!



    Vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, categoria júri popular, em 2006, o filme tem como eixo condutor um registro precioso: a última entrevista de um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, o geógrafo Milton Santos que critica o modelo de globalização perversa vigente no mundo, que ele chama de globalitarismo, sistema econômico que provoca a concentração de riqueza entre os ricos e que distribui mais pobrezas para os desfavorecidos. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, ele enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa, apresentando um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade.

    Milton Santos (1926-2001) recebeu 12 títulos de doutor honoris causa de respeitadas universidades estrangeiras, publicou mais de 40 livros e foi o único estudioso fora do mundo anglo-saxão a receber o que pode ser considerado o Nobel da Geografia. Alguns fragmentos de seu pensamento: “O homem se descobre como indivíduo e inicia a mecanização do Planeta, armando-se de novos instrumentos para poder dominá-lo. A natureza artificializada marca uma grande mudança na história da natureza humana” e “O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde”. 

    Grito Rock - Patos de Minas

    Sairam as inscrições do Grito Rock (América do Sul 2010), onde estão sendo disponibilizadas mais de 500 vagas para bandas de todo o Brasil, em mais de 70 cidades brasileiras, inclusive Patos de Minas.

    Em Patos de Minas a organização ficou por conta do pessoal do Coletivo Peleja, para concorrer as vagas,  você precisa criar o seu login e preencher os dados de perfil da sua banda no site do Toque no Brasil até o dia 15 de janeiro.

    Para maiores informações, acessem:

    Projeto - Toque no Brasil

    Entrou no ar nesta terça-feira, 5 de janeiro, o Toque no Brasil, nova rede social que deve revolucionar o processo de agendamento de shows, circulação de artistas e turnês pelo território nacional. O portal funcionará como uma plataforma colaborativa, na qual artistas, casas de shows, festivais e produtores poderão negociar suas rotas de apresentações e disponibilizar vagas para seus eventos.

    Além disso, será possível apresentar impressões sobre as rotas, sobre o atendimento dos locais, sobre o som, ou quaisquer outras informações julgadas pertinentes de serem compartilhadas em um banco de dados virtual que deve se transformar em um grande guia do circuito musical independente brasileiro.

    O projeto é uma empreitada pioneira no país e é encabeçada por quatro entidades que tem movimentado bastante a cadeia produtiva da música brasileira neste início de século: Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), BM&A (Brasil Música & Artes - entidade conveniada à APEX), Circuito Fora do Eixo e Casas Associadas (Associação Brasileira das Casas de Shows Independentes).

    Veja o vídeo abaixo de divulgação do Toque no Brasil e sobre o primeiro evento (Grito Rock - América do Sul 2010, onde estão sendo disponibilizadas mais de 500 vagas para bandas de todo o Brasil, em mais de 70 cidades brasileiras, inclusive Patos de Minas) que ocorrerá 6 ou 7 de fevereiro:



    Maiores Informações, acessem: http://www.toquenobrasil.com.br/

    Invasão de Ensaio #1 - Hammerthrash

    Nós da Arrepio Produções resolvermos invadir na cara dura os ensaios das bandas do cenário alternativo de Patos de Minas e Região no intuito de maior divulgação das mesmas.

    O primeiro episodio é com a banda Hammerthrash de Trash Metal 80's, confira o vídeo abaixo:



    Em breve a equipe da Arrepio Produções estará invadindo mais ensaios para mostrar o melhor do cénario alternativo de Patos de Minas e região.

    Abraços

    Feliz 2010